FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UMA ESCOLA DE VIDA

Fique atento às lições que a Bíblia traz
 POR MARGARIDA HULSHOF
 Ninguém duvida de que a Bíblia é um livro extraordinário e único por ser a Palavra de Deus revelada aos homens. Por isso mesmo, é o livro mais impresso e mais lido em todos os tempos.
Talvez seja justamente a consciência de sua importância que nos impede, às vezes, de olhar para ela com a simplicidade de coração que, segundo Jesus, é condição para compreender a mensagem divina (Mt 11,25). Com frequência permitimos que os “ouvidos do nosso coração” sejam bloqueados por interferências como:
1. Incompatibilidades aparentes (não reais!) entre a Bíblia e a Ciência ou a História;
2. Tentativas de amoldar sua mensagem a esta ou aquela ideologia;
3. O erro de considerá-la mero relato de histórias passadas, que nada têm a ver conosco;
4. O perigo de uma leitura fundamentalista que nos leva a absolutizar a língua e os termos, esquecendo que a mensagem não é a mesma coisa que a sua expressão, e que a boa compreensão exige uma adequada “tradução” para a linguagem de quem ouve.
 Estamos cientes da importância da intimidade com a Bíblia e do seu uso como “ferramenta de trabalho” em todos os setores da Igreja, mas muitas vezes esquecemos a finalidade essencial da Palavra de Deus, que é transformar a nossa vida.
 Na verdade, a Bíblia é uma escola. Tudo o que aconteceu aos antigos, aconteceu para nossa instrução (1Cor 10,11; Rm 15,4). Muito mais do que leis, crônicas, orações e profecias, a Bíblia contém a experiência do relacionamento de um povo (que representa toda a humanidade) com seu Criador: a experiência do dom gratuito da vida, do pecado e do arrependimento, da miséria humana e da misericórdia de Deus, da infidelidade humana e da fidelidade de Deus. “Eu te instruirei e te indicarei o caminho a seguir, conservarei meus olhos sobre ti e serei teu conselho” (Sl 32,8).
 Um caminho a seguir
Por meio dos acontecimentos bíblicos vamos aprendendo que Deus ama, mas por isso mesmo nos deixa livres e permite que sejamos atingidos pelas consequências de nossas escolhas. Ele não nos impede de fazer o mal, nem mesmo em seu nome (daí as famosas “violências em nome de Deus” que escandalizam alguns leitores da Bíblia), mas nos oferece sempre o seu auxílio e orientação, e nos resgata do fundo do poço sempre que lhe pedimos socorro. Com isso aprendemos não que Deus é mau ou inconstante, mas que nós somos lentos para compreender e fracos para agir; e que tantas vezes formamos ideias erradas a respeito dele e tentamos manipulá-lo segundo nossos interesses e culpá-lo por nossos erros. Tudo isso nos revela que precisamos de Deus, e que só nele – e seguindo o caminho que ele nos indica – podemos encontrar a verdadeira felicidade.
Motivando
Para todas as situações de nossa vida a Bíblia tem resposta. Na caminhada do povo hebreu reconhecemos nossa própria caminhada, pois os dilemas humanos são os mesmos em todos os tempos, e a Revelação de Deus se destina a toda a humanidade. Também nós, hoje, somos um povo a caminho, guiados pelos Pastores e intérpretes que Cristo colocou à frente da Igreja, Povo Eleito da Nova Aliança. Fortificados pela comunhão fraterna na comunidade, seguimos confiantes em meio aos inimigos e perigos que, hoje, não são nada menores que os de ontem, rumo à Terra Prometida do Reino de Deus, que já está entre nós, mas precisa ser constantemente conquistado, ampliado e defendido enquanto durar este mundo.
 Margarida Hulshof é Escritora, Tradutora e Revisora, Autora de diversos livros, dentre eles: “Conversando sobre a Fé”, pela Editora Santuário. Atualmente escreve para a seção RESPONDENDO AOS LEITORES do Jornal O Lutador, de Belo Horizonte/MG.

Nenhum comentário: