FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

KAIRÓS


Kairós


Kairós (καιρός) é uma palavra de origem grega que significa “o momento certo” ou “oportuno”. No mundo cristão foi traduzida como o “momento de graça”, o momento no qual Deus manifesta sua salvação.

No grego antigo existiam duas palavras para referir-se ao tempo: chronos e kairós. Chronos é o tempo cronológico ou sequencial. O chronos é de natureza quantitativa, o “tempo dos homens”, o tempo do relógio, medido em anos, meses, semanas, dias, horas, minutos e segundos. Há o tempo presente, passado e o futuro. Enquanto o tempo passa, envelhecemos.

Já o kairós é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. A teologia usa a palavra kairós para referir-se ao tempo de forma qualitativa, o “tempo de Deus”. Não existe passado, presente ou futuro. O tempo de Deus é como podemos ler na segunda carta de Pedro: Um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como, um dia (2Pedro 3,8).

A palavra kairós expressa o momento da atividade divina na história humana. O kairós designa as intervenções especiais do Deus misericordioso em momentos cruciais da história da salvação. Mais que um instante preciso ou histórico, o termo faz referência ao ambiente, à atmosfera e ao modo de agir divino.

Mas, agora, sem o concurso da lei, manifestou-se a justiça de Deus, atestada pela lei e pelos profetas (Romanos 3,21). Naquele tempo, Jerusalém será chamada trono do Senhor e todas as nações lá se reunirão em nome do Senhor (Jeremias 3,17). O kairós pode ser tanto agora como naquele tempo. No Novo Testamento, o termo kairós é usado para referir-se à chegada da Salvação com Jesus, que é um momento de graça que convida a viver a fé de forma comprometida e que culminará com a chegada de um tempo novo: Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo (Marcos 1,15).

Em síntese, pode-se dizer que o tempo humano (chronos) é medido no relógio. Nossa preocupação é administrá-lo, torná-lo produtivo. Muitas vezes ouvimos dizer que time is money, tempo é dinheiro. Já o kairós, o tempo de Deus, não pode ser medido. Por isso deve ser aguardado por nós sem ansiedade, mas com prontidão, pois desconhecemos o tempo do Senhor. Ele nos permite fugir na escravidão do tempo cotidiano e aguardar esperançosos a Salvação que vem de Deus.

por Pe. Maciel M. Claro, cmf

Nenhum comentário: