FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

CARDEAL



A palavra “cardeal” tem sua origem no latim cardinalis e cardo. Em português possui vários significados: extremidade, ponto principal, eixo ou e até mesmo dobradiça como as que temos nas portas de casas ou móveis. Servem para unir e possibilitar o movimento das partes. E é exatamente esse o sentido simbólico que possuem os cardeais da Igreja.


Nomeados pelo Papa e unidos a ele, os cardeais têm como função auxiliar no governo da Igreja, nas principais sedes episcopais ou trabalhar junto a ele, na Cúria Romana. É bastante provável que o título de cardeal tenha sido utilizado a primeira vez durante o pontificado do Papa Silvestre I (314-335).
Desde 1962, o Papa João XXIII, através do Motu Próprio Cum gravissima, estabeleceu que todos os cardeais fossem ordenados bispos caso ainda não fossem.

O Papa Paulo VI, no Motu Proprio Ingravescentem aetatem, de 1970 estabeleceu que os cardeais ao completar 80 anos de idade deixam de ser membros dos Dicastérios da Cúria Romana e perdem o direito de participar do conclave e consequentemente, o direito de eleger o Papa.

Curiosidades:

• Cardeal Camerlengo: é o encarregado de presidir a Sé vacante após a morte do Papa e convocar o conclave para a eleição do próximo.

• Cardeal Legado: é nomeado pessoalmente pelo Papa para representá-lo com sua autoridade no desempenho de algum ministério particular.

• Atualmente existem na Igreja 182 cardeais. Destes, 71 já têm mais de 80 anos. No Brasil, atualmente há 8 cardeais. Quatro com mais de 80 anos: D. Eugênio, D. Paulo, D. Falcão e D. Serafi m. D. Eusébio governou a arquidiocese do Rio de Janeiro até 2009. D. Cláudio é Prefeito da Congregação do Clero; D. Geraldo é arcebispo de São Salvador, BA; D. Odilo é arcebispo de São Paulo, SP.

Para saber mais:
Constituição Apostólica Pastor Bonus: sobre a Cúria Romana. Papa João Paulo II.

Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis: sobre a vagância da Sé Apostólica e da eleição do Romano Pontífice. Papa João Paulo II

por Pe. Maciel M. Claro

Nenhum comentário: