Atalho do Facebook

FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A HUMANIDADE NA NATUREZA


Hoje se tem vários textos, artigos científicos e reportagens sobre a Natureza Humana em variados pontos de vista: histórico, geográfico, sociológico, artístico, neurolingüístico, teológico e biológico. Muito foi descoberto, entretanto, quando se analisa o psicológico, o comportamento e a convivência, algumas teorias parecem se distanciarem da prática ou pelo menos de algumas delas.

Em várias ocasiões e ambientes diversos, nos deparamos com pessoas "difíceis" de conviver, que desafiam os melhores escritores, estudiosos, profissionais... E o que fazer? Como compreendê-los? Ou, caso sejamos algumas dessas pessoas, nem que seja por alguns instantes, como melhorar? Muitos destinam sua atenção para as questões familiares, jogando a "culpa" nos pais; outros transferem a responsabilidade para o indivíduo, seu comodismo ou conformismo emocional e social... Há ainda aqueles que afirmam ser falta de Deus, de uma religião; alguns podem até dizer: TODOS CULPADOS!
Agora compartilho como a Natureza tem me ensinado sobre a Humanidade, em especial, a humanidade dos “difíceis”, que nos fazem repensar a vocação, seja de educadora, pastoral, profissional.
Recentemente foi divulgada uma lista dos animais mais perigosos do planeta: entre eles encontramos uma cobra, um lagarto, uma aranha, uma medusa, um minúsculo sapo e um mosquito; todos venenosos e com potência para matar dezenas de humanos em poucas horas. E como bióloga, algumas características me saltaram aos olhos, como o hábito alimentar, o tipo de ambiente, etc., mas o surpreendente ensinamento me veio quando analisei suas temíveis estruturas físicas. Eles são EXTREMEMENTE FRÁGEIS!
O paradoxo de toda a periculosidade da natureza está em estruturas muito sensíveis. Por quê? Simples. Seu veneno é instrumento de defesa. Agora comparemos essa verdade com a humanidade: você já teve a impressão de estar diante de “seres perigosos”? Ou mesmo já foi atacada por algum veneno humano? Será que você percebeu ter agredido alguém profundamente sem querer?
A natureza também está nos ensinando sobre a Humanidade, sobre nossas relações. Será que já olhamos para essas pessoas como seres frágeis? Alguma vez percebemos suas debilidades, suas fraquezas além de seus venenos? Em algum momento agredimos alguém por “legítima defesa”? Se essas pessoas difíceis estão se defendendo, o que ou quem está atacando? Já atacamos sem perceber?
Precisamos repensar nossas vocações, relações a cada momento. Não precisamos achar culpados, mas transformar essas fraquezas em fortalezas; precisamos transparecer a segurança que elas precisam, e isso, só em Cristo. O “bicho homem” tem muito que observar e aprender da Natureza!

ONDE ESTA JESUS.



Quando o orvalho pela madrugada estava sobre as pétalas das flores... Jesus estava contigo.

Logo chega a manhã iluminada pelo astro rei, e regida pelo cantar dos pássaros... Jesus esta contigo.
E quando você abriu seus olhos, depois de uma madrugada fria e sombria, mas aquecido pelo quentinho do cobertor... Jesus esta contigo.
Vem a dura agitação das manhãs, ou as pressas do dia, na qual você mal consegue pensar... Jesus esta contigo.
Logo vem o começar da tarde com seu céu avermelhado, pássaros cruzando os ares, nuvens enfeitando o céu anil... Jesus esta contigo.
Em horas a noite se chegará com o seu grande véu negro, os pássaros, tais como os colibris, sabiás e muitos outros, irão procurar abrigo e descanso nas copas das árvores, outros animais se aninharão também para seu descanso, e as pessoas deixarão o seu dia agitado, se preparando para mais uma noite e madrugada fria e com orvalho... Jesus esta contigo.
Quando pela madrugada silenciosa, novamente o orvalho estiver caindo sobre as pétalas das flores, saiba que... Jesus estará contigo.
Enfim Jesus nunca te deixa só, pois como diz em sua Palavra: “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” Mateus 28:20.