FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

AMAR É UMA ATITUDE ANTES DE SER SENTIMENTO

Paz seja contigo amado leitor. Nossa vida tem sentido, utilidade e alvo porque Jesus vive. Jesus morreu por nós. Os que o aceitam como Messias vivem, pois receberam dele a vida eterna. Os salvos por Jesus passam a viver para agradar a Jesus, que morreu e ressuscitou por nossa causa.


O cristão não vive mais para si, nem agradando-se a si mesmo.O cristão não pode ser avaliado pelo que o mundo pensa dele, nem por sua aparência exterior. O próprio Paulo considerava Jesus um ser humano igual a ele, antes da conversão. Quando nos tornamos cristãos, somos totalmente novos por dentro. É o novo nascimento. Não é a aparência externa que deve ser considerada. O novo nascimento é no espírito. Já não é mais a mesma coisa após ter-se aceitado Jesus como salvador, único e suficiente. Teve início uma nova vida em nós, aleluia!

2Co 5.15 "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou."

Amar significa colocar-se no lugar do outro, compreender o seu fardo e ajudar a carregá-lo. Jesus nos amou ao se entregar na cruz, tomando o nosso lugar. Muitas vezes estamos fracos e precisamos de um Deus forte como auxílio. O nosso inimigo é muito mais forte do que nós e nos persegue de dia e de noite, incansavelmente. Além de fraco, o homem cansa e se fadiga. A prova de que uma pessoa é liberta do inferno e recebeu a vida eterna no céu é o amor demonstrado a outros cristãos. Amar é se colocar no lugar do outro. É compreender a fraqueza do outro, que o motivou a agir deste modo diante de uma situação. Cada um de nós tem fardos para carregar e amar significa carregar o fardo do irmão. Foi isto que Jesus fez por toda a raça humana. Carregou na cruz nosso fardo, doença, miséria e morte.
Quem não ama segue a morte eterna. Odiar um irmão em Cristo é assassinato no coração. O desejo de matar já prova que a pessoa não tem a vida eterna dentro de si. O amor verdadeiro é o de Cristo, que morreu no nosso lugar.

1 Jo 3.16 "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos." 3.17. "Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?" 3.18 "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade."

Neste exemplo devemos sacrificar nossa vida pelos irmãos. O amor de Cristo pode ser provado quando eu tenho dinheiro suficiente para viver bem e ajudo a necessidade de um irmão. Se eu não ajudar, o amor de Deus não está em mim. O amor não pode ser só em palavras, mas demonstrado em ações, aleluia!

Em português temos uma só palavra para descrever amor. Em grego há várias palavras. Eros é o amor sexual. Storgé é o amor de afeto familiar. Philos é o amor fraternal, entre amigos, onde eu faço o bem e recebo o bem. O amor de Jesus é outro tipo de amor. Chama-se ágape. Não é um sentimento de gostar ou não da outra pessoa, mas um comportamento. A pessoa vai agir dentro de um padrão ágape, não importando se vai ou não receber retribuição. Este amor comportamental e não sentimental é o que Jesus espera dos cristãos.

Expressar um comportamento acaba por modificar os sentimentos. O comportamento do amor ágape é paciente, bondoso, humilde, respeitoso, abnegado, perdoador, honesto e compromissado. Neste comportamento podemos amar até os inimigos e os que nos perseguem. Vou ter um comportamento ágape, independente de como serei tratado e da resposta que tiver.

O cristão que ama tem comportamento honesto, confiável, cuidadoso, exemplar, comprometido, respeitoso e responsável. O cristão deve ser um bom ouvinte, gostar das pessoas, incentivá-las, sendo um entusiasta e sábio ao delegar responsabilidades. Amar é obedecer e obedecer é amar.

Devemos obedecer a Deus independentemente do nosso sentimento para com Deus. Sentimentos mudam, vão e vêm. O nosso coração é enganoso. O nosso amor será verdadeiro se o nosso comportamento for demonstrado dentro da obediência aos padrões bíblicos do amor ágape. Manter um comportamento amoroso vai acabar gerando bons e autênticos sentimentos. Jesus nos amou primeiro. Ele teve um comportamento ágape para com a raça humana, independente do desprezo que os homens lhe deram. Ele decidiu nos amar e se comportou como tal, colocando-se no nosso lugar, compreendendo a nossa natureza e seus fardos e nos ajudando a entrar no reino de Deus. Bendito o Nome de Jesus.
O comportamento pode ser aprendido e depende da nossa vontade, do nosso esforço e do nosso sacrifício.


Jesus perguntou a Pedro três vezes se ele o amava, a ponto de Pedro chorar. Jesus fez isto para Pedro entender que tipo de amor Ele estava falando. Era um amor ágape, profundo e sacrificial, que se doava, não esperando nada em troca. Jesus estava pedindo para Pedro apascentar suas ovelhas e isto só poderia ser feito com comportamento ágape.

Cezar A Z Lopes Corupá - SC

Nenhum comentário: