FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A VISÃO SIMPLISTA DO CAIPIRA E A REALIDADE DA VIOLÊNCIA




Na visão simplista do caipira o mundo é puro e inofensivo. Onde ele mora ainda se pode dormir com a janela aberta e sonhar sem correr o risco de ser acordado no meio da noite por algum visitante inoportuno e violento. O caipira talvez ainda não saiba que o mundo está cada vez mais perigoso - e mesmo no seu paraiso há perigo e violência.


A mentalidade do caipira é pura, ingênua e romântica. Ela foi retratada com muita fidelidade pelo humorista Mazzropi (1913/1981), mas hoje os tempos são outros e a realidade muitas vezes nos faz chorar. Creio até que não haja no mundo nenhum lugar seguro. O tempo mostra esta mudança, e esse mundo inofensivo hoje só pode ser visto nos livros antigos ou nos filmes do genial Mazzaropi. A violência está sendo disseminada hoje de forma gratuita e bestial.

É uma pena que a humanidade tenha regredido tanto! O que era ingenuidade e inocência hoje é desrespeito e violência. O filho respeitava o pai, pedia sua bênção e a recebia na hora em que saía e na hora em que se deitava. Hoje, em geral, não há mais respeito nem obediência. Qual a razão de tanta mudança e degradação? Será que tudo é culpa da televisão?

A ciência evoluiu e descobriu novas fórmulas e novas técnicas; a comunicação hoje é algo extraordinário que facilita os contatos a qualquer distância e por dversas vias. O homem hoje pode se orgulhar de seus feitos e de suas descobertas, entretanto, hoje nem o caipira tem paz no seu cantinho onde anteriormente reinava paz, beleza e harmonia.

Milhões de pessoas se unem para combater a violência, e se faz campanhas, palestras, debates, seminários, mas ela está cada vez mais presente, inclusive nos meios de comunicação que deveriam combate-la com todas as forças. Ela se apresenta de várias formas e em diferentes cores e roupagens, muitas vezes dissimulada, sorridente e camuflada. Parece que hoje virou regra ser violento, e muitos até se orgulham disto.

Há um contraste no mundo, e muitas vezes não conseguimos entender. Enquanto muitas coisas evoluem e ficam bem próximas da perfeição, muitos seres humanos regridem e voltam ao tempo do "olho por olho, dente por dente" e se engalfinham numa luta desigual, sem regras e sem limites. Pisamos em um campo minado e hoje não temos a menor segurança. Se vivo fosse, Mazzaropi estaria estarrecido e chocado com a presente situação, e seu famoso personagem teria de ser revisto, repaginado e refeito diante do quadro de violência presente no mundo atual.

Nenhum comentário: