FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 10 de agosto de 2010

CONSCIÊNCIA E FAMILIA

Vou tentar ver hoje a relação entre nossas famílias desfeitas e bem-estar e, conseqüentemente a saúde, pois não acredito que possamos separar estas duas coisas.

Estou profundamente convencido de que existe uma saúde social, como também uma doença, ou melhor, muitas doenças sociais. Falamos hoje em sociopatia. Um indivíduo ou um grupo de pessoas é socialmente doente quando tem mecanismos, valores ou convicções que geram desajustes, violências, ou possibilitam o desenvolvimento do indivíduo, ou dos membros do grupo. Existem emoções sadias e emoções patológicas; relacionamentos podem ser saudáveis ou doentios.
Um ser humano que não experimenta sentimentos de ternura, por exemplo, nunca vai ter um bom relacionamento com crianças, pais idosos e nem sequer uma vida amorosa aceitável com o sexo oposto. É um doente social.
O problema é que os mecanísmos que regem todo esse processo não estão ao alcance da consciência. A proposta para ajuda é convencer a pessoa da necessidade de fazer tudo para desenvolver uma consciência mais clara possível de sua real situação e explicar como estes mecanismos funcionam. Assim, em grande parte, a pessoa pode proteger-se desta influência negativa e aprender a pensar mais por si mesmo e andar "com as suas próprias pernas".
E a família com isso? Tem tudo a ver. Quanto mais consciência alguém tiver dos mecanismos que regem a formação da família e seu funcionamento, mais chances terá de constituir a família capaz de realizar seus sonhos e muito mais. Certamente, de tudo o que se fala e escreve sobre a família, o mais repetido é que a família está em crise.
Trata-se de algo óbvio e nem precisamos sacrificar espaço precioso em falar dela. A crise da família faz parte de uma crise mais ampla e universal. O homem de nossos dias tende a se voltar contra todo o tipo de instituição: o Estado, as igrejas, as escolas, o casamento, a família... De modo geral também as pessoas de hoje tendem a não aceitar leis, normas e tudo o que limita sua suposta liberdade pessoal. Muitos sentem sérias dificuldades em lidar com obrigações e compromissos. Falei em "suposta liberdade".
Existe uma verdadeira mania de busca da liberdade pessoal. Mas a maioria vai se tornando, alegremente, escrava da mídia de massa. Simplesmente não tem consciência alguma do quanto os mecanismos sociais da moda vão criando desejos, ansiedades em ser aquilo que não pode ser, em ter o que está fora de seu alcance.
Quando está quase compreendendo que muita coisa está além de suas possibilidade, eis que descobre algum charlatão travestido de grande conhecedor das coisas humanas, autêntico "vendedor de sonhos e milagres" e lá vai nosso já espoliado e trôpego herói às suas magérrimas reservas e compra um livro de auto-ajuda, ou inscreve-se em cursos caros que prometem revolucionar sua vida. Os títulos são de impacto. "O poder infinito da mente" é dos mais comuns.
Nosso quase desesperado sonhador não tem ideia razoável sobre o que seja sua mente, mas já tem uma certeza: sua mente, ou sua cuca, ou seja lá o que for, tem poderes sem limites! E tudo isso vai acontecendo por falta de conhecimento de si próprio e do quanto ele é escravo da tirania da sociedade na qual vive.
Autor: Frei Hipólito Martendal

Nenhum comentário: