FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

segunda-feira, 3 de maio de 2010

TESTEMUNHO DA RESSURREIÇÃO

O cristianismo somente se desenvolveu porque encontrou pessoas que foram sensíveis as inspirações do Espírito Santo. Se os discípulos de Jesus tivessem se fechado em seu mundo limitado tudo teria ficado como antes! Eles fizeram na vida a experiência da ressurreição do Senhor. E uma vez tendo feito está experiência não puderam continuar sendo os mesmos. Muita coisa mudou na vida deles. Escolheram novos caminhos. Saíram do deserto que os aprisionava e fizeram de seus dias uma linda manhã de ressurreição.




De fato, os Evangelhos são relatos de comunidades que passaram pelo processo da Ressurreição. São frutos de experiências da ressurreição do Senhor na vida de cada membro das respectivas comunidades em que os Evangelhos foram redigidos.



O livro dos Atos dos Apóstolos nos diz que é o Espírito Santo que gera a Igreja. E quando falamos em Igreja nos referimos a uma comunidade de pessoas. Não uma instituição. Somente com o passar do tempo foi se criando a concepção de Igreja como religião estabelecida, tal como a conhecemos hoje. Antes de ser uma Igreja os cristãos eram uma comunidade de pessoas que fizeram em suas vidas a experiência pascal, passaram da morte para a vida, saíram das trevas da noite e caminhavam à luz do Sol.



A primeira comunidade cristã foi gerada no coração do Espírito Santo, ou seja, ela foi concebida no amor de Deus. Seus membros nasceram para uma vida nova. Ressuscitaram para serem testemunhas do amor de Cristo. Por testemunharem a fé em um Deus que ressuscita seu Filho das trevas da morte foram perseguidos e muitos mortos. A morte não vence uma vida que se entregou sem reservas a Jesus. Por isso mesmo, os primeiros cristãos eram pessoas de fé, anunciavam e denunciavam, pregavam e testemunhavam com a própria vida que Jesus Cristo continuava caminhando com eles e dando-lhes a força necessária para evangelizarem.



Muitos se convertiam não para terem uma vida próspera, nem para serem curados. A cura acontecia muitas vezes antes da conversão. Era apenas necessário ter fé. O que suscitava a conversão de tantas pessoas? O próprio livro dos Atos dos Apóstolos nos responde: o anúncio da Boa Nova (Atos dos Apóstolos 2,37-41).



O evangelista Lucas, autor do livro dos Atos dos Apóstolos nos apresenta um retrato da primeira comunidade cristã. A vida prática de seus membros se exprime por um novo modelo de relações: a fraternidade substitui a opressão e o poder; e a partilha dos bens supera a exploração do comércio. Para Lucas, a vida dessa comunidade mostra o ideal da Igreja e o projeto de uma nova sociedade (Atos dos Apóstolos 2,42-47).



Um segundo retrato dessa primeira comunidade cristã é apresentado. Todos partilhavam o que possuíam e depositavam o dinheiro aos pés dos apostolos. Porém, estes bens eram distribuídos a cada um conforme a sua necessidade. A partilha dos bens entre os primeiros cristãos é uma marca fundamental que esta comunidade traz consigo. O Reino de Deus exige partilha solidária e responsável. Tudo que foge a esta regra deve ser analisado (Atos dos Apóstolos 4,32-37).



Gerada no coração de Deus, nascida por meio do Espírito Santo e sendo testemunha da Ressurreição de Jesus Cristo, a primeira comunidade cristã tem muito a nos ensinar nos dias de hoje.

Nenhum comentário: