FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

segunda-feira, 19 de abril de 2010

SÁBIOS IGNORANTES.

Nos poucos anos de vida percebi que a inteligência habita a mente dos ignorantes e a sabedoria o coração dos simples. Pois por deveras vezes aqueles que acham alguém inteligente com certeza não sabem que por trás dessa máscara, atrás dessa capa de pseudo-inteligência uma mente certamente desprovida de sabedoria se debate com dilemas existenciais. Então olhamos gênios como Einstein, Newton ou Bill Gates. Mentes privilegiadas como Nietzsche, Descartes ou Freud. Homens que usaram suas descobertas cientificas ou abstratas para o bem e o mal da humanidade. Grandes vultos da história mundial que modificaram para sempre o pensamento e o comportamento da sociedade. Mas sempre baseados em suas mentes privilegiadas, vazios do conhecimento que gera vida. Não a toa muitos deles viveram solitários ou sem saber o que de verdade lhes importava. E se por um momento esses homens fossem colocados diante de Pilatos e ouvissem a pergunta que Jesus não respondeu? (João 18:38). Usemos um pouco da liberdade imaginativa.




Em uma roda de conversa Pilatos e todos estes grandes homens. Em dado momento da conversa que se estenderia por universos, filosofias, medos humanos e tecnologia, o romano se interpõe e os indaga com o rosto da seriedade romana. O que é a verdade? Cada qual com sua bagagem de conhecimento daria sua pífia contribuição para uma resposta que nem mesmo Jesus respondeu. Cercados de suas fórmulas mirabolantes e alicerçados em suas próprias empíricas ciências fariam suas argumentações enquanto um Pilatos sonolento e com olhos semicerrados daria a eles um ar de falsa atenção. O romano esperaria uma resposta que satisfizesse sua ânsia pelo saber, eles lhe encheriam de devaneios que todos em nossa época aplaudiriam de pé. Mas o governador continuaria em sua ignorância, como muitos hoje, tentando saber o que realmente a verdade significa em sua escala mais simplista e ao mesmo tempo abrangente. A escala da sua própria vida.



A verdade que move sua própria vida. O significado maior de tudo o que pode realmente fazer a diferença; a verdade de quem ele é e porque está aqui. Mas neste quesito os devaneios perdem sua essência, a imaginação serve para dar sono e a filosofia para encher livros. Neste momento entraria em cena uma nova personagem, mas Ele não se chegaria a mesa para lhes dar palavra alguma que não fosse seu próprio e esclarecedor silêncio. Pilatos teve essa experiência, os olhos de Jesus, sua face convicta, seu rosto esculpido pelas dores, responderam a sua pergunta. Ainda que ele mesmo não tenha compreendido, Pilatos perguntou e a resposta se fez carne. A verdade é Jesus, porque fora dele habita a convicta essência da mentira e da loucura humana. Torna-se irônico que não foi com centenas de diálogos ou retórica humana, tão apreciada em nossos dias, que a reposta da verdade se fez ouvida. Foi no silêncio, na palavra não dita, que a realidade da verdade brilhou. Onde procuramos a verdade, na mente de grande homens, de grandes vultos, é nesse mesmo lugar que a falta dela mais se apresenta. Não por vontade própria, mas porque tudo se baseia em conhecimento perecível e viciado de homens. Nesses a inteligencia abunda, a sabedoria inexiste. Nesses, o enfado da mente. Mas quando olhamos para quem nada pode dar vemos a sabedoria que extrapola os limites do conhecimento. No colo da idosa bordadeira, fiel seguidora das palavras de Jesus, a sabedoria que humilha Nietzsche. Da boca de um semi analfabeto a verdade que escandalizaria Freud. No quadro negro de um professor primário a fórmula mais simples que faria Einstein se ajoelhar. A sabedoria habita o coração dos simples, da boca dos humildes o conhecimento que faria Platão corar e Pilatos chorar. Pois Deus escolhe os que não são para confundir os que são.



Mas não fiquemos sentados como “nosso” Pilatos ouvindo rudimentos humanos que nos acostumamos a chamar de sabedoria. Fiquemos sim como o Pilatos bíblico, olhemos para Cristo. Indaguêmo-lo sobre o que é a verdade e escutemos seus olhos marejados de amor responder-nos. Você sabe a resposta, senão, um “sábio ignorante” com suas roupas cafonas tendo sua Bíblia surrada debaixo de suas axilas suadas pode lhe responder.

Nenhum comentário: