FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A MULHER NÃO FOI FEITA PARA BRIGAR


É um sentimento de tristeza, impotência e decepção. Pelo menos esta é a impressão que tenho quando vejo duas ou mais mulheres se engalfinhando seja num bar, numa rua, numa praça ou na porta de alguma escola.

Drummond escreveu certa vez: "Moça bonita foi feita para namorar. /Soldado barbudo foi feito para brigar. /Só eu não brigo. /Só eu não namoro". Mulheres brigando é uma cena triste, patética e inesquecível.

Sou do tempo em que ser romântico era uma coisa muito natural. O homem procurava agradar a mulher com mimos, carinhos, flores e algumas frases feitas, geralmente nada originais. Década de 70, e lá se foram mais de 30 anos! Bom observador que sempre fui, analisava as mulheres discretamente e via nelas algo tão sublime que até me perdia nos gestos e nas palavras procurando uma forma melhor de agradá-las.

Daí surgiu a necessidade de escrever poemas para agradar as mulheres. Percebi então que elas têm um "fraco" por poesia. Embora nem sempre conseguisse agradar as mulheres tão exigentes da época, até pelo meu excesso de timidêz, continuei escrevendo por décadas, inspirado e bafejado por minhas musas que sempre me apareciam diariamente e principalmente em sonhos.

Já naqueles tempos as mulheres brigavam. E como acontece até hoje, geralmente por nada ou por causa de alguma fofoca espalhada na vizinhança. Brigas, "barracos", são ingredientes que nunca combinam com a beleza, a expressão e a leveza das mulheres. Aliás, eu nunca entendi porque o ser humano briga. Nós temos o poder da palavra, a possibilidade do entendimento, a sensibilidade aguçada e a capacidade de conhecer, compreender e aceitar as diferenças. Resumindo: conversando podemos sempre nos entender e chegar a um acordo sem a necessidade de brigas, altercações e violência.

Sempre quando penso numa mulher me vem à mente uma cena de carinho, um verso uma flor... Eu sei que não é bem assim no dia a dia, na correria, mas eu gosto de sonhar com esse cenário delicado, suave e perfumado. Vinicius de Moraes certamente foi o poeta que mais escreveu sobre e para as mulheres. Também é dele o famoso verso: "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Com esse verso, Vinicius acabou criando uma polêmica que existe até hoje. Foi, digamos, um momento de fraqueza na vida do "poetinha" que tanto cantou em prosa e versos a mulher amada, com seus lindos sonetos e seus poemas arrebatadores.

Por tudo que foi exposto acima, repito: a mulher não foi feita para brigar. A mulher foi para amar e ser amada, beijar e ser beijada. Certamente muita gente, democraticamente, discorda de mim, mas convenhamos, duas ou mais mulheres brigando é uma cena tão triste e deplorável que a gente geralmente nunca esquece. Afinal, como escreveu Drummond: "Moça bonita foi feita para namorar. /Soldado barbudo foi feito para brigar. /Só eu não brigo. /Só eu não namoro". (Carlos Drummond de Andrade). Mulheres brigando, se descabelando é uma cena triste, patética e inesquecível.

Nenhum comentário: