FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

segunda-feira, 30 de março de 2009

O VERDADEIRO JEJUM


A penitência deve nos levar a conversão sincera de coração e a prática das virtudes.

O quarto mandamento de nossa querida Mãe Igreja nos exorta a jejuarmos e abster-nos de carne nas grandes festas litúrgicas e as sextas-feiras (CIC 2043).

Mas qual é o verdadeiro jejum? Como jejuar de forma que possamos agradar a Deus? Atualmente vemos várias pessoas jejuando para manter a forma ou se abstendo de determinado alimento para não engordar. Isso não é o verdadeiro jejum que a Igreja nos pede.

Também ouvimos muitas pessoas disserem que jejuam mas que não verificamos uma mudança de vida não conseguimos ver os frutos dessa penitência. Por que será?

O Catecismo da Igreja Católica no número 2043 nos ensina que a penitência deve levar a adquirirmos o domínio sobre nossos instintos e trazer para nós a liberdade de coração.

Ou sejao jejum verdadeiro deve nos levar a ternos uma liberdade de espírito devemos conhecer a nós mesmos para sabermos o que nos prende o que não nos deixa sentir a liberdade vinda de Deus.
O verdadeiro jejum não é aquele que visa maltratar o próprio corpo enquanto permanecemos no pecado. A penitência deve nos levar a verdadeira conversão do coração e a pratica da virtude sobretudo o da caridade de nada serve o nosso jejum se ele não agradar a Deus.

Impor às praticas de penitência corporal sem a mudança do nosso coração não agrada a Deus e não vale nada para a nossa Salvação.

O jejum que agrada ao Senhor consiste em “repartir o pão com quem tem fome dar abrigo aos infelizes sem asilo vestir os nus e curar as feridas do seu coração” (cf. Isaias 587-8).

Você deve estar pensando então é melhor apenas Amar não é necessário jejuar! Não irmão! Devemos nos lembrar que o próprio Jesuso Cordeiro puro sem mancha quis passar pela experiência do jejum ficando 40 dias sem alimento (cf. Mateus 41-11). Ele mesmo nos exorta que determinados tipos de demônio somente conseguimos expulsar com oração e jejum (cf. Mateus 1721).

O que o Senhor nos pede é que façamos o nosso jejum com amor não para mostrar aos outros mas para que seja visto apenas por Ele (cf.Mateus 616-18).

O Senhor nos pede o jejum ou a abstinência de comida pois esse exercício nos dá a possibilidade de acordar para as necessidades espirituais. Quando se acalmam as paixões do corpo a mente do homem se torna límpida e o homem começa a ver melhor suas faltas. O homem começa a se sentir envergonhado de seus atos pecaminosos e maus costumes e começa sentir a necessidadede limpar a sua consciência e se arrepender.

Caríssimos o Verdadeiro jejum nos leva a verdadeira conversão!

É importante lembrar que o jejum é a abstinência total de comida e bebida (com exceção da água) enquanto que a abstinência é abster-se de alguma coisa que seja mais pesada ou mais cobiçada.

Nossa Igreja é mestra e mãe pensa em todos os seus filhos por isso indica para nós vários metodos de jejum para que os doentes pessoas idosas possam participar dessa riqueza. As pessoas que são impossibilitadas de fazerem um jejum completo (apenas ingerir água)podem fazer o jejum da Igreja que consiste em tomar o café da manhã normalmente e escolher o almoço ou o jantar para fazer apenas um lanche leve. Pois o Senhor não quer que fiquemos irritados com dor de cabeçaEle quer que aprendamos a controlar nossos impulsos nossos desejos carnais através dessa prática.

O Padre Raniero Cantalamessa também nos ensina:

“Mas não devemos esquecer que existem formas alternativas ao jejum e à abstinência de alimentos. Podemos praticar o jejum do tabacodo álcool e bebidas alcoólicas (o que não só a alma também beneficia o corpo)um jejum das imagens violentas e sexuais que televisão espetáculos revistas e internet nos lançam diariamente. Igualmente estas espécies de «demônios» modernos não se vencem senão «com o jejum e a oração»”.

Os santos também nos ensinam sobre a eficácia do jejum:
“Quanto mais dias de jejum tanto melhor a medicação quanto mais prolongada a abstinência tanto mais ampla a salvação.” (Santo Agostinho)

“Jejuai se quiserdes vencer o diabo e que se vos restitua a graça perdida” (Santo Antônio).
“Jejua o hipócrita para adquirir louvores o avarento para encher a bolsa o justo porém para agradar a Deus” (Santo Antônio).

“Com a oração limpamos o coração do pensamento impuro com o jejum refreamos a petulância da carne” (Santo Antônio).
Portanto caríssimospeçamos ao Espírito Santo que nos conceda a graça de praticarmos o quarto mandamento da Igreja com amor e carinho. Que possamos nos abster daquilo que mais nos prende daquilo que acho que não consigo resistir. Pois por nós mesmos não conseguiremos exercitar o verdadeiro jejum somente pela força do Espírito Santo é que conseguiremos transformar esse exercício num momento de encontro intimo com Nosso Amado Senhor e Salvador Jesus Cristo.

*Pré-discípula da Comunidade Chagas de Amor

Nenhum comentário: