FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quarta-feira, 4 de março de 2009

JUVENTUDE E FAMILIA


Seja qual for o perfil caracterológico do educando cumpre mostrar a beleza de ser jovem.
Ser jovem é possuir, no coração, uma fonte de esperança, de nobres ideais, de otimismo alvissareiro.
Ser jovem é ter, dentro de si, caudais de energias prontas a se concretizar em iniciativas pelo bem comum, pelo próximo, pela pátria, pela humanidade.
Ser jovem é saber amar, cercando, sem cessar, de ternura e compreensão os entes queridos.
Ser jovem é fazer do dever de cada hora a felicidade mais inebriante, transformando a existência em sublime realização de si mesmo.
Ser jovem é não tergiversar, nem vacilar ante os árduos embates da vida; é enfrentar com ânimo varonil obstáculos e dificuldades, transpondo-os com olhos fitos em Cristo.
Ser jovem é não assimilar o erro, veiculado tão sutilmente, aqui e ali, nos jornais, nas revistas, no rádio, na televisão, na Internet, nas palavras do falso amigo.
Ser jovem é lutar sem tréguas contra o mal, as tentações, os vícios; é evitar os caminhos fáceis; é ter consciência de que os mortos não são aqueles que jazem numa tumba fria, mas, sim, os que têm morta a alma e vivem todavia.
Ser jovem é saber que espíritos superiores zelam pela saúde do corpo e da alma e, deste modo, detestam toda substância entorpecente, alucinógena, excitante, como a maconha, o haxixe, a cocaína e tantas outras drogas que degradam o ser humano.
Ser jovem é ser livre e usar racionalmente a liberdade.
Ser jovem é não desanimar nunca, é ver o lado bom dos acontecimentos, é sempre acender uma vela e não lamentar a escuridão.
Ser jovem é vibrar com as iniciativas do Grupo, participando, cooperando com o crescimento de todos.
Ser jovem é poder repetir com São Paulo: “Já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim”, pois Ele é a fonte da eterna juventude.
Entretanto a concretização de tudo isto depende da educação recebida da família.
Antigamente até os anos 60 os pais tinham uma maneira homogênea de educar os filhos e era bem mais fácil. Veio depois o conflito de gerações por causa da aceleração da História. O mundo se tornou uma “aldeia global”. Após a revolução cultural dos anos 60 veio o bombardeamento via mídia e, antes, o que era um dever a ser imediatamente cumprido conheceu tal turbulência que a fala familiar fica sufocada no meio da tempestade de informações que cada um recebe a cada hora de toda parte. Hoje, mais do que nunca, todo cuidado é pouco para não deixar o filho traumatizado ou frustrado e daí a necessidade dos pais se atualizarem sempre. A família continua a ser a salvação da sociedade por ser ela o laboratório sagrado no qual se preparam aqueles que se tornaram os benfeitores da sociedade, os profetas de uma nova ordem social. É preciso construir novas maneiras de relacionar e como é a família a principal responsável pela construção da visão de mundo das pessoas é ela quem pode formar desde o berço aqueles a quem a pátria pode confiar sua bandeira e a religião seu patrimônio de valores. Numa sociedade em que se inculca levar vantagem em tudo, cumpre mostrar aos educandos as vantagens que terá em ser estudioso, virtuoso, sério em tudo. A vida não perdoa os medíocres. A participação do pai, da mãe, dos mestres e do educando é de vital importância, pois a Escola é tão somente uma extensão do lar. É a família e a escola as salvaguardas dos valores humanos. A família e a escola são os lugares apropriados para se discutir uma nova sociedade mais humana e justa. Os autênticos educadores sabem que a crítica destrutiva coalha o leite da bondade humana. Escutam muito e falam pouco, mas com objetividade. Cumpre aos educadores mostrar sempre que um erro não justifica outro: pelo fato de certas pessoas procederem mal não significa que se pode agir erroneamente. Há valores latentes no ser humano que nenhum contexto histórico pode liquidar, mas é preciso que pais e mestres compreendam os novos tempos.A juventude é vibração, é força, é vida. É a depositária da esperança fagueira da pátria bem amada. Portanto, tarefa sublime a dos pais e mestres plasmar aqueles que fundirão ações heróicas nos bronzes do heroísmo a bem da humanidade. *

Professor no Seminário de Mariana de 1967 a 2008.




Última Alteração: 08:21:00

Fonte: Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Local:Mariana (MG)

Nenhum comentário: