FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

PAPA CONVIDA A RENOVAR DIALOGO SOBRE BELEZA E VERDADE PARA UM NOVO HUMANISMO CRISTÃO.

Bento XVI enviou uma mensagem ao presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, o arcebispo Gianfranco Ravasi, por ocasião da XIII reunião plenária das sete Pontifícias Academias, aberta esta manhã, no Vaticano.
A mensagem do papa foi lida pelo cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone. O evento, organizado este ano pela Pontifícia Insigne Academia de Belas Artes e Letras dos Virtuosos do Pantheon, tem como tema central “Universalidade da beleza: estética e ética em confronto”.
Em sua mensagem, o Santo Padre faz um convite ao empenho de modo “apaixonado e criativo” para promover nas culturas contemporâneas “um novo humanismo cristão que saiba percorrer com clareza e decisão o caminho da autêntica beleza”.
O pontífice destaca que é urgente “um renovado diálogo entre estética e ética, entre beleza, verdade e bondade”, ressaltando que essa necessidade nos é reproposta “não somente pelo atual debate cultural e artístico, mas também pela realidade cotidiana”.
Em diferentes níveis “emerge dramaticamente a cisão, e por vezes o contraste entre as duas dimensões, a da busca da beleza - compreendida, porém, redutivamente como forma exterior, como aparência a ser buscada a todo custo - e a da verdade e bondade das ações que se realizam para alcançar uma certa finalidade”, escreve o papa.
“Uma busca da beleza que fosse estranha ou alheia à humana procura da verdade e da bondade se transformaria, como infelizmente se dá, em mero estetismo e, sobretudo para os mais jovens, num itinerário que desemboca no efêmero, no aparecer banal e superficial ou até mesmo numa fuga rumo a paraísos artificiais, que mascaram e escondem o vazio e a inconsistência interior”, constata Bento XVI.
O pontífice acrescenta que essa busca, “aparente e superficial, não teria certamente um respiro universal, mas resultaria inevitavelmente totalmente subjetiva, se não até mesmo individualista, acabando por vezes na incomunicabilidade”.
Mas como responder a esse desafio? Na mensagem, o papa ressalta “a necessidade e o compromisso de um alargamento dos horizontes da razão”.
Nessa perspectiva, Bento XVI enfatiza que “é necessário voltar a compreender também a última conexão que liga a busca da beleza com a busca da verdade e da bondade”. E adverte: “Uma razão que quisesse desfazer-se da beleza resultaria reduzida à metade, como também uma beleza desprovida da razão se reduziria a uma máscara vazia e ilusória”.
Em seguida, o papa retoma a sua reflexão sobre a relação entre beleza e razão, feita no encontro com o clero da Diocese de Bressanone, nordeste da Itália, em agosto passado. “Devemos buscar uma razão muito ampliada na qual coração e razão se encontram, beleza e verdade se tocam”, exorta o pontífice.
Bento XVI acrescenta que se esse compromisso é válido para todos, o é ainda mais para o fiel “chamado pelo Senhor a dar razão a todos da beleza e da verdade da própria fé”. A beleza das obras de que fala o Evangelho “vai além, envia a outra beleza, verdade e bondade que somente em Deus têm a sua perfeição e a sua fonte última”.
Em seguida, o papa faz uma exortação: “O nosso testemunho deve alimentar-se dessa beleza, o nosso anúncio do Evangelho deve ser percebido na sua beleza e novidade”.
Por isso, “é necessário saber comunicar com a linguagem das imagens e dos símbolos. A nossa missão cotidiana deve tornar-se eloqüente transparência da beleza do amor de Deus para alcançar eficazmente os nossos contemporâneos, muitas vezes distraídos e absorvidos por um clima cultural nem sempre propenso a acolher uma beleza em plena harmonia com a verdade e a bondade, mas mesmo assim sempre desejosos e nostálgicos de uma beleza autêntica, não superficial e efêmera”.
Por outro lado, ressalta Bento XVI, também no recente Sínodo dos Bispos foi evidenciada a importância “do saber ler e escrutar a beleza das obras de arte”, como também foi reiterada “a bondade e eficácia” do caminho da beleza. Esse caminho é “um dos possíveis itinerários, talvez o mais atraente e fascinante para compreender e alcançar a Deus”.
O papa convida a retomar, à distância de dez anos da publicação, a Carta aos Artistas de João Paulo II. Um texto que nos convida a refletir “sobre o íntimo e fecundo diálogo entre a Sagrada Escritura e as diversas formas artísticas”.
Uma Carta, observa ele, que exorta a renovar a reflexão “sobre a criatividade dos artistas e sobre o tanto fecundo quanto problemático diálogo entre estes e a fé cristã, vivida na comunidade dos fiéis”.
Por fim, o pontífice faz uma exortação aos acadêmicos e aos artistas a “suscitarem maravilha e desejo do belo, a formarem a sensibilidade dos ânimos e a alimentarem a paixão por tudo aquilo que é autêntica expressão do gênio humano e reflexo da Beleza divina”.
Concluindo a mensagem, o papa expressa palavras de elogio ao vencedor do Prêmio das Pontifícias Academias, atribuído este ano ao estudioso de literatura italiana, Dr. Daniele Piccini.
Faz-se também uma menção de mérito ao jovem pintor, Dr. Giulio Cateli, e à Fundação de arte italiana “Staurós”, condecorados com uma Medalha de seu pontificado.
Por sua vez, em seu pronunciamento, o Arcebispo Gianfranco Ravasi ressaltou que na Bíblia encontramos uma forte fusão entre ética e estética que não exclui a contemplação do belo.
Tanto no Antigo como no Novo Testamento a beleza é sempre também uma epifania de Deus e jamais se encontra um estetismo fim a si mesmo. Portanto, a verdadeira estética não pode separar-se de seu fundamento, concluiu o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura.

Última Alteração: 08:21:00
Fonte: Radio Vaticano Local:Cidade do Vaticano

Nenhum comentário: