FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

terça-feira, 25 de novembro de 2008

EXAMINANDO A VIDA



O último domingo do ano litúrgico é celebrado neste final de semana como o Domingo de Cristo Rei. Sabemos muito bem do tipo de realeza a que se refere: Cristo Reina da Cruz onde vence o pecado e a morte. Com a sua ressurreição o importante é que ele reine nos corações, na vida e nos relacionamentos das pessoas. É para essa direção que caminhamos, quando Cristo entregar tudo ao Pai. O fim da história tem uma direção e um sentido: é Jesus Cristo que nos conduz ao Pai. Por isso mesmo é significativo que celebremos neste domingo como uma realidade a chegar essa solenidade como uma certeza que nos anima e um desafio que somos chamados a responder a cada dia, pois o Reino de Deus que tanto é anunciado nas Escrituras supõe de cada um de nós passos e atitudes concretas para corresponder ao Plano de Deus. Nesse mesmo domingo temos um dia temático dentre as várias comemorações anuais da Igreja do Brasil: é o dia do Cristão e Cristã Leigo e Leiga, chamado principalmente a ser sal, luz e fermento com o seu testemunho cristão no meio do mundo. Apesar de tão importantes e belos trabalhos que os leigos desempenham na Igreja com os vários carismas como o da catequese, ministros, evangelizadores, coordenadores e tantos outros serviços ao interno da comunidade, no entanto, a sua grande missão é justamente no mundo, nos grandes embates e nas grandes decisões sociais e políticas. Esse deve ser o grande incentivo para os nossos cristãos leigos. Porém essa presença no mundo deve estar sempre em unidade com toda a Igreja no mesmo Batismo e mesma fé. São grandes estes desafios de ontem e de hoje. Tivemos muitos leigos que foram canonizados e beatificados recordando que em qualquer situação todos são chamados à santidade na unidade como Igreja e ao serviço aos irmãos e irmãs. Isso significa assumir os desafios da presença cristã no mundo contraditório de hoje e ser sinal de uma resposta positiva e de fé. Ao nos apontar para missão do leigo no mundo, o último domingo do ano litúrgico está sugerindo que façamos um grande exame de consciência à luz da fé sobre o ano litúrgico que chega ao final não tanto pelas realizações de obras ou construções mas no crescimento na fé. Este voltar-se para si mesmo e fazer um “balanço” da vida espiritual cristã poderá conduzir a todos nós para a experiência de ser presença de Cristo no mundo. Ao mesmo tempo em que estamos encerrando, estamos também iniciando. Neste domingo estamos iniciando mais uma Campanha pela Evangelização. Essa campanha que tem como lema este ano “Acolhamos o Príncipe da Paz” visa que tomemos consciência de nossa responsabilidade de cristãos e católicos com a evangelização em nossa comunidade. Isso nada mais é do que viver a Missão Permanente anunciada em Aparecida e assumida por todas as nossas comunidades com o projeto Belém em Missão. Porém no terceiro domingo do advento, já dentro do novo ano litúrgico que iniciaremos no próximo final de semana teremos a Coleta pela Evangelização que é a ajuda e partilha que todos nós fazemos para que a nossa Igreja tenha meios para cumprir o mandato de Jesus de ir ao mundo inteiro anunciar a boa notícia para todos. Nesse aspecto é que vemos o termômetro cristão de nossas comunidades: como estamos nos preocupando com a missão evangelizadora da Igreja proporcionando auxílio para sua sobrevivência e para ajudar as comunidades que necessitam e que desenvolvem os projetos de evangelização. Este final de semana, Domingo de Cristo Rei, nos remete à abertura do novo ano litúrgico com o Advento que estará se iniciando no próximo domingo. Eis uma boa ocasião de fazermos um bom exame de consciência sobre a nossa caminhada eclesial e presença na sociedade e tomarmos consciência para os novos passos a serem dados no tempo que se inicia. Cada momento de nossa vida é um dom de Deus. Se soubermos aproveitar cada instante para fazer o bem e anunciar a vida estaremos já dando belos passos para dizer a todos o porquê de nossa existência e a alegria de sermos chamados a ser cristãos. Neste dia é um bom momento de todos os cristãos leigos cujo dia comemoramos olhar para o futuro e ver se a sua vida está sendo dirigida a Cristo Senhor e se, vestindo a camisa da Igreja, está partilhando da evangelização e das necessidades concretas para que expanda sempre mais. Com uma bênção especial


Última Alteração: 10:49:00
Fonte: Dom Orani J. Tempesta, O. Cist. - Arcebispo de Belém (PA) Local:Belém (PA)

Nenhum comentário: