FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

DEUS VINGA AS FALTAS DOS PAIS NOS FILHOS? COMO CONCILIAR AS AFIRMAÇÕES BIBLICAS ABAIXO.?


O filho não deve ser castigado pelo erro do pai ,ou vice-versa (Deuteronômio 24:16) (Ezequiel 18:20) (II Crônicas 25:4) e Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos até a quarta geração (Êxodo 20:5) (Deuteronômio 5:9) e Todos os homens são culpados pelo pecado de Adão. A culpa passou de pai para filhos por diversas gerações (Romanos 5:12). ______________________________________
Resposta católica:______________________________________
O pecado é um ato livre e consciente do ser humano . O homem instruído em termos morais , exercendo livremente a sua vontade , sem constrangimentos externos insuperáveis , sem ignorar a doutrina moral da Igreja , irá cometer pecado se violar as leis de Deus .
Quem ignora o caráter proibido de uma ação ou quem é forçado a fazer algo , não pode ser considerado pecador. Deus seria injusto se punisse o pecado dos pais nos filhos , e negaria a Sua própria doutrina . Negaria , portanto , o princípio do livre-arbítrio e da individualidade da alma .
O único pecado herdado , o único pecado que implicou numa punição das gerações seguintes , foi o pecado original , o pecado de Adão . O homem ficou privado da graça e da justiça de Deus .
A afronta de Adão a Deus foi imensa , e o homem poderia perfeitamente ter sido definitivamente riscado do Livro da Vida .
Deus , contudo , não abandonou a criatura decaída , deu-lhe a lei e a promessa da redenção em Cristo - expressões da Sua misericórdia infinita . Com a lei , o homem pôde distinguir o bem do mal , constatar as consequências nefastas de seguir o caminho do pecado e a recompensa de seguir o caminho do bem e da justiça de Deus .
Através do respeito à Lei , o homem poderia escapar do inferno onde cumpriria pena eterna , aguardando no Sheol , o momento de receber a graça justificadora , com a vitória de Cristo sobre a morte .
A Lei e as obras da Lei eram insuficientes para restabelecer a vida divina em nossa alma ; somente o sacrifício vicário de Cristo poderia vencer essa separação e restabelecer a graça na alma de todos aqueles que acolhem a mensagem salvífica pela fé .
Nossa alma se torna agradável e agradecida a Deus , após o batismo , nada restando de pecado e merecedor do ódio divino . Com a graça , as portas do céu são novamente abertas aos homens . O Espírito Santo , habitando em nossas almas , permite e convida os homens a crescerem na graça , na justiça e na caridade , mediante a realização das boas obras e da participação intensa na vida litúrgica da Igreja.
Contudo o sofrimento físico e a morte física persistem , mesmo com o fim da privação espiritual da visão beatífica .A razão para a persistência do sofrimento no mundo , mesmo após a vitória de Cristo sobre a morte , é um mistério . Talvez para que o nosso esforço pessoal seja ainda mais valorizado por Deus . De toda forma , Cristo prometeu derrotar o mal definitivamente no fim dos tempos e reunir o céu e a terra ; quando , então , os homens submetidos ao Juízo Final recerão um corpo glorioso transfigurado para a glória de Deus .
Os homens devem perseverar sob a graça , até o fim de suas vidas , para encontrar a salvação .
Com o uso da razão e sob os ditames da moral cristã , irão aperfeiçoar sua personalidade ; lutando igualmente para aperfeiçoar a sociedade em que vivem , auxiliando o próximo e aliviando o seu sofrimento .
Nas citações bíblicas acima expostas , cabe registrar que a idéia de punição das faltas dos pais nos filhos não tem fundamentação doutrinária . O que a expressão bíblica deseja comunicar é que os efeitos do pecado propagam-se em conformidade com a sua gravidade , ao longo do tempo , se não houver arrependmento e conversão . Deus abandona aqueles que viram as costas para Ele , e este indivíduo ainda que podendo viver uma vida natural relativamente boa , irá sentir os efeitos do pecado nesta terra e após a morte . E caso essa escolha pecaminosa dos pais vier a ser confirmada pelos filhos , eles também estarão sujeitos ao abandono de Deus. ________________________
Arrependimento divino ?________________________
Pergunta :
Porque é dito que Deus se arrependeu da promessa de destruição do seu povo quando Moisés estava no monte Sinai ? (Ex 32, 14) _________________________
Resposta :_______________
Essa passagem pode ser interpretada como uma profecia revelada por Deus a Moisés , de forma condicionada . É frequente no AT e mesmo no NT, Deus manifestar Seu descontentamento em relação à determinada conduta humana , para convidar Seu povo à conversão e ao abandono do pecado .
Moisés pede clemência Deus por Seu povo ; pede para que Deus aplaque a sua ira , porque ele , Moisés , tentará reverter a situação . Moisés lembra a história do povo de Deus , as alianças anteriores e o desejo de fazer de Israel uma grande nação para a posteridade. Deus , então , abandona Seu intento de punir Seu povo.
Lemos no Texto Sagrado :
" O Senhor disse a Moisés: "Vai, desce, porque se corrompeu o povo que tiraste do Egito. 8Desviaram-se depressa do caminho que lhes prescrevi; fizeram para si um bezerro de metal fundido, prostraram-se diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito. 9Vejo, continuou o Senhor, que esse povo tem a cabeça dura. 10Deixa, pois, que se acenda minha cólera contra eles e os reduzirei a nada; mas de ti farei uma grande nação." 11Moisés tentou aplacar o Senhor seu Deus, dizendo-lhe: "Por que, Senhor, se inflama a vossa ira contra o vosso povo que tirastes do Egito com o vosso poder e à força de vossa mão? 12Não é bom que digam os egípcios: com um mau desígnio os levou, para 12Não é bom que digam os egípcios: com um mau desígnio os levou, para matá-los nas montanhas e suprimi-los da face da terra! Aplaque-se vosso furor, e abandonai vossa decisão de fazer mal ao vosso povo. 13Lembrai-vos de Abraão, de Isaac e de Israel, vossos servos, aos quais jurastes por vós mesmo de tornar sua posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e de dar aos seus descendentes essa terra de que falastes, como uma herança eterna." 14E o Senhor se arrependeu das ameaças que tinha proferido contra o seu povo. 15Moisés desceu da montanha segurando nas mãos as duas tábuas da lei, que estavam escritas dos dois lados, sobre uma e outra face. 16Eram obra de Deus, e a escritura nelas gravada era a escritura de Deus. 17Ouvindo o barulho que o povo fazia com suas aclamações, Josué disse a Moisés: "Há gritos de guerra no acampamento!" 18" "(Ex 32 1 - 18)
Prof Everton Jobim

Nenhum comentário: