FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O ENCONTRO DE ZAQUEU



Pe Geovane Saraiva* Jesus, no seu caminho para Jerusalém, ao atravessar a cidade de Jericó, encontra-se com Zaqueu. Que encontro belo e maravilhoso! O Senhor Jesus o chama pelo nome e pede que desça da árvore.
Ao contrário da multidão que só vê o mal e coisas negativas em Zaqueu, Jesus olha para ele com profundo amor, dizendo que ele tem jeito, que tem boas qualidades, que ele é filho de Abraão e que o Filho do Homem vai buscar e salvar o que estava perdido.
Zaqueu é um personagem do Evangelho que quer ver e tem uma vontade enorme de ver, mas ele não pode ver. Ele tem a desvantagem de ser de baixa estatura e também é descriminado por ser cobrador de impostos. O desejo dele, porém, é maior que tudo, ao ponto de subir em uma árvore para ver Jesus passar por aquele lugar. O Filho de Deus percebeu a ânsia, a vontade de Zaqueu e se manifestou, dizendo: “Zaqueu desce depressa porque hoje devo ficar em tua casa” (cf. Lc l9, 1-10).
É preciso, a exemplo de Zaqueu, de uma grande vontade, de atitudes e gestos concretos. Na passividade e na indiferença nada acontece. Nossa vontade de ver Jesus deve está associada também a uma vontade de praticar e de realizar a missão confiada a nós pelo Divino Mestre e Senhor da nossa vida e da história.
Jesus percebeu o desejo que brotou do coração de Zaqueu, que estava sem paz e intranqüilo, como tão maravilhosamente se expressa Santo Agostinho: “O meu coração está inquieto enquanto em vós não descansar”.
Jesus de Nazaré foi à casa de Zaqueu e a acolhida foi a melhor possível; foi uma grande benção para o seu lar. A visita produziu frutos, começando com a conversão desse pecador. “Senhor, eis que eu dou a metade de meus bens aos pobres e se explorei a alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
A salvação que chegou a casa desse homem de baixa estatura não é um acontecimento qualquer, nem qualquer mensagem. Mas foi fruto do desígnio redentor de Deus que é Pai e que quer a redenção da humanidade, a nossa redenção.
A nossa vontade de ver Jesus, de ir ao encontro da “árvore da vida”, de fazermos uma experiência rica e profunda do amor de Deus, de um encontro pessoal com Cristo. Ele que é o caminho, a verdade e a vida, quando isso acontecer, a salvação terá chegado à nossa casa.
* Pároco de Santo Afonso

Última Alteração: 10:30:00
Fonte: Pe. Geovane Saraiva Local:Fortaleza (CE)

Nenhum comentário: