FICAMOS ALEGRES COM SUA VISITA

ESPERAMOS, QUE COM A GRAÇA SANTIFICANTE DO ESPIRITO SANTO, E COM O DERRAMAR DE SEU AMOR, POSSAMOS ATRAVÉS DESTE HUMILDE CANAL SER VEÍCULO DA PALAVRA E DO AMOR DE DEUS, NÃO IMPORTA SE ES GREGO, ROMANO OU JUDEU A NOSSA PEDRA FUNDAMENTAL CHAMA-SE CRISTO JESUS E TODOS SOMOS TIJOLOS PARA EDIFICACÃO DESTA IGREJA QUE FAZ O SEU EXODO PARA O CÉU. PAZ E BEM

AGRADECIMENTO

AGRADECEMOS AOS NOSSOS IRMÃOS E LEITORES, POR MAIS ESTE OBJETIVO ATINGIDO, É A PALAVRA DE CRISTO SEMEADA EM MILHARES DE CORAÇÕES. PAZ E BEM

quarta-feira, 25 de junho de 2008

VIDAS INESQUECIVEIS


ELA LUTOU PELA DIGNIDADE DOS DESTITUÍDOSAgnes Gonxha Bojaxhiu nasceu em 1910 numa família de albaneses católicos, em Skopje, município na então Província turca, mais tarde República iugoslava e atualmente o Estado independente da Macedônia.Quando ela tinha 07 anos, seu pai foi assassinado. Bojaxhiu preferiu o exílio ao activismo político.Aos 18 anos, entrou como noviça para o convento das Irmãs de Loreto, ordem dedicada à instrução, na Irlanda.Em 1929, apesar do seu inglês precário, foi enviada à Bengala, na Índia.A primeira vez que vi Madre Teresa foi no verão de 1951, quando comecei a estudar na escola da Casa de Loreto, em Calcutá. Durante o domínio britânico, poucos indianos foram admitidos nessa ordem.Quando cheguei, a maioria dos estudantes era bengali hindu, mas o corpo docente era constituído, em sua maior parte, de freiras nascidas na Irlanda. Nessa época, Madre Teresa não estava mais afiliada às Irmãs de Loreto, mas, de vez em quando, visitava nossa escola. Havia deixado de lecionar três anos antes para, como ela dizia, "seguir Cristo nos bairros miseráveis".No início da década de 50, nós, estudantes não-cristãos da Casa de Loreto, desconfiávamos das motivações de Madre Teresa ao ajudar crianças de rua. Achávamos que ela tentava salvá-las para poder convertê-las. Somente quando ela fundou uma casa para doentes de hanseníase nos arredores de Calcutá, num terreno cedido pelo governo indiano, começamos a vê-la como uma pessoa idealista.Os hansenianos estavam por toda a Índia, em cada canto de Calcutá, mas ninguém os ajudava. Quando criança, achava que bastava apenas tocar um lugar onde um hanseniano havia roçado para contrair a infecção.O terror maior era o medo do pobre, do moribundo e, usando um termo bíblico, do pestilento. Madre Teresa não era mais uma evangelizadora cristã. O seu trabalho com os hansenianos mudou a mentalidade de muitos habitantes de Calcutá.Deixei a Índia(Bharati Mukherjee) quando era adolescente e voltei em 1973 para encontrar uma cidade apaixonada por Madre Teresa. As mulheres com quem convivi na Casa de Loreto - que, nos anos 70, haviam se tornado esposas de homens influentes e assistentes sociais voluntárias - eram devotas de Madre Teresa e de seus projetos, principalmente a casa dos hansenianos.As pessoas que empreendem cruzadas morais ficam expostas a acusações de hipocrisia ou de arbritariedade na escolha de suas causas.Os detratores de Madre Teresa a acusavam de exagerar a pobreza dos moradores de Calcutá e de obrigar os indefesos a se converter. Diziam que entrava apenas em batalhas que sabia que iria vencer.Mas as críticas ao seu trabalho não destroem suas realizações. O teste maior é saber se ela inspirou seus seguidores, cépticos e até mesmo adversários a realizar atos de bondade.Como a igreja precisa de provas cabais de um milagre para canonizar uma pessoa, a transformação de muitos corações poderia ser aquilo que se procura. Nossa homenagem a uma das maiores mulheres do século.


Teresa, nosso grande exemplo de como amar, amar e acima de tudo, amar!...
Teresa de Calcutá pensava nos pobres da cidade que todas as noites morrem pelas ruas e, na manhã seguinte, são lançados para os carros de limpeza como se fossem lixo. Não se habituava a este "terrível espectáculo matinal". Queria fazer algo em prol daqueles esqueléticos a pedir esmola na rua e a esperar que o tempo os levasse.
A luz recebida no trajeto de Calcutá para Dajeerling foi objeto de meditação no retiro de Teresa. Este terminou numa pergunta muito concreta: "Que poderei fazer por estes infelizes?".
Abandonado o hábito da Congregação do Loreto, a Irmã Teresa comprou um sari branco, debruado de azul e colocou-lhe no ombro uma pequena cruz. Foi com esta nova indumentária - o vestido duma modesta mulher indiana - que passou a ser conhecida no mundo inteiro.
A vida da religiosa sofreu novos contornos e quando a Santa Sé reconheceu a Congregação - 7 de Outubro de 1950 pelo Papa Pio XII - a instituição da Madre Teresa de Calcutá contava com centenas de membros em todo o mundo. Primeiro, começou a levar os moribundos para um lar onde eles pudessem morrer em paz e com dignidade. De seguida, abriu um orfanato. De forma gradual, outras mulheres se lhe uniram neste projeto. Nasceu uma nova Congregação religiosa - "Missionárias da Caridade" - para se dedicar aos mais pobres entre os pobres.
A luz do projeto ganhou raízes no solo fértil e as vocações começaram a surgir. Neste viveiro vocacional - muitas das mulheres que aderiram foram antigas alunas - Madre Teresa vê uma bênção de Deus. Sem operações de marketing, o trabalho da consagrada albanesa ganhava visibilidade e as vocações para "Missionárias da Caridade" surgiam a bom ritmo.
De abrigo em abrigo, Teresa de Calcutá dava - mais do que donativos - lições de higiene e moral, palavras amigas e as mãos sempre prestativas para qualquer trabalho. Não foi preciso muito tempo para que todos a conhecessem. Quando ela passava, crianças famintas e sujas, deficientes, enfermos de toda a espécie, gritavam por ela com os olhos inundados de esperança: Madre Teresa! Madre Teresa!

Karol Wojtyla
"Não tenham medo daquilo que o Homem produziu, e que está a tornar-se a cada dia que passa um perigo maior para ele.Não tenhais medo de vós próprios!Porque o Homem foi redimido por Deus, e a força da Sua Ressurreição, é maior do que qualquer mal de que possa ter medo." João Paulo II (Atravessar o Limiar da Esperança)Choro-te e admiro a coragem com que nos ensinas-te a morrer...
Duas pessoas que não quero esquecer!!!




Nenhum comentário: